segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Memória FC: o gol mais triste da história


 Denis Law, entre George Best e Bobby Charlton: herói e vilão do Manchester United
(Foto: AtilaTheHun)


 Atacantes como Edmundo e, recentemente, Fred já se viram diante da complicada situação de marcar contra seu time de coração. Em meio às discussões de comemorar ou não o gol, da suposta falta de respeito com o clube que paga o salário ou mesmo de uma questionável espontaneidade na atitude, o sentimento de identificação e amor com  as cores de uma agremiação - tão cobrado pelos críticos do futebol mercantilizado de hoje - acaba ficando para trás.

Não há, por exemplo, como discutir as genuínas lágrimas do argentino Gabriel Batistuta ao balançar as redes da Fiorentina (equipe que aprendeu a amar, inclusive recusando propostas de grandes clubes para defender a Viola na segunda divisão do calcio). Nada no entanto se compara ao que o destino reservou ao avante escocês Denis Law: selar o rebaixamento de seu time de coração. 

Na temporada de 1973/ 1974, depois de quase ter caído dois anos antes e de perder jogadores do quilate de Bobby Charlton, George Best e do próprio Denis Law, o Manchester United mais uma vez se viu às voltas com o fantasma do descenso. Quiseram os deuses do futebol que o jogo decisivo para as pretensões dos Reds na primeira divisão inglesa fosse o derby contra o Manchester City.

Em clara decadência técnica e sofrendo com velhos problemas nos joelhos, Law foi contratado pelo City após o fim de seu vitorioso ciclo de nove anos no Manchester United. O jogador optou pelo arquirrival (clube que defendeu anteriormente, inclusive) porque sua família já estava adaptada à cidade de Manchester. A temporada irregular vestindo a camisa azul foi coroada num dos últimos jogos do campeonato, justamente no clássico local.



Denis Law decretou o rebaixamento do United ao marcar um belo gol, aos 36 minutos da etapa complementar, em plena Old Trafford. O artilheiro se recusou a comemorar o golaço e visivelmente abalado emocionalmente foi substituído.  Como última cartada, os torcedores dos Reds ainda invadiram o gramado na vã tentativa de anular o jogo. Mas o resultado foi mantido e o Mancheter United - que seis anos anos antes conquistara a glória máxima ao ser campeão europeu - rebaixado.

O atacante escocês, que pendurou as chuteiras após o fatídico jogo, certa vez declarou sobre o feito: "Raramente fiquei tão abatido em minha vida como naquele fim-de-semana. Depois de 19 anos dando tudo de mim para marcar gols, eu finalmente marquei um que quase desejei não ter feito".

Nenhum comentário: