terça-feira, 28 de setembro de 2010

Memória FC: o incêndio de Valley Parade

Brasil para Inglaterra: "Eu sou você ontem"

A organização exemplar em torno dos jogos de futebol na Inglaterra tem origem no caos que emergiu em campos europeus no início dos anos 1980, com a ascensão do hooliganismo, que há pelo menos duas décadas já fazia barulho nos porões da Ilha. O estado de desorganização e pouco caso com o torcedor durante os dias de jogos mostrou o seu lado mais cruel em 11 de maio de 1985, no Estádio de Valley Parade.

Num raro sábado sem chuva inglês, 11.076 torcedores se reuniram para acompanhar a partida entre Bradford City e Lincoln City, que marcava a festa da conquista da então terceira divisão inglesa pelo Bradford (e sua promoção à segunda divisão). O jogo seguia empatado sem gols até os 40 minutos do primeiro tempo, quando os primeiros sinais de incêndio começaram a chamar a atenção do público. Percebendo a gravidade da situação, o árbitro Dom Shaw paralisou a partida poucos minutos antes do intervalo para que os policiais pudessem evacuar a arquibancada principal, que já ardia em chamas.



O fogo teve início com uma guimba de cigarro (ou charuto) mal apagada num copo de papel jogado embaixo da velha arquibancada de madeira da tribuna principal de Valley Parade, que acumulava grande quantidade de lixo inflamável. O desastre ganhou proporções maiores devido à falta de extintores de incêndio (retirados para evitar vandalismo) e ao fechamento das portas de acesso à tribuna principal e catracas (para evitar que torcedores entrassem sem pagar). Como saldo, 54 fãs do Bradford e e dois do Lincoln morreram e 265  ficaram feridos. 

A tragédia de Bradford City comoveu a opinião pública na Inglaterra e serviu para que as autoridades daquele país começassem a trabalhar em leis que reprimissem o vandalismo e aumentassem a segurança nos estádios. Como curiosidade, para arrecadar dinheiro para a fundação de auxílio às vítimas da tragédia, um supergrupo com estrelas da música pop, batizado de "The Crowd", gravou o single ""You'll never walk alone" - sim, aquela adotada pela torcida do Liverpool. Entre os integrantes estavam Paul McCartney, Rick Wakeman, Motörhead, Hank Hancocks, Phil Lynott e John Entwistle (do The Who).

Nenhum comentário: